Sistemas Distribuidos
O que é um sistema Distribuído?
Um sistemas ditribuído é uma rede de componentes de software e hardware interligados através de um infraestrutura de comunicação, estas cooperam e colaboram entre si através de mensagens para a execução de várias tarefas.
Alguns exemplos relativos a sistemas distribuídos são:
- Serviços na Internet
- Cloud Computing (Computação em Núvem)
- Sistemas de controlo
- entre outros
Em todos os exemplos anteriores, as máquinas apresentam um acesso generalizado e sem restrições de localização. Partilham os recursos que estão distribuídos pelos diferentes utilizadores, permitindo que a carga seja mais distribuida melhorando assim o seu desempenho.
Principais implicações
Apesar disso alguma dificuldades e implicações são postas no desenvolvimento deste tipo de sistemas. Existe uma necessidade de coordenação entre vários componentes do sistemas, para além de ser bastante dificil de se conseguir detetar se existe algum tipo de falha quer de uma das componentes quer do sistema de comunicação. Essa sincronização muitas vezes torna-se complicada por não existir um relógio global tornando os relógios locais impossiveis para se conseguir ordenar globalmente todo os tipo de eventos.
Com a criação de este tipo de sistemas são apresentados várias implicações e desafios, sendo estes:
- Heterogeneidade
- Abertura
- Transparência
- Segurança
- Escala
- Tratamento das falhas
Para além desta falhas nenhum componente tem uma visão exacta instantânea do estado global de todo o sistema. Obrigado pela atenção e espero que tenhas agora um conceito básico de o que é um ssitemas distribuído.